Receita de doce beijinho
Doce beijinho fit com coco. Prepare este clássico em versão saudável, sem leite condensado e fácil, ideal para a sobremesa leve.
Tempo de Preparo 36 minutes mins
Prato Sobremesa
Culinária Brasileira
Porções 10 porções
Calorias 65 kcal
- 1 xícara coco ralado sem açúcar
- 0.5 xícara leite em pó desnatado
- 4 colher de sopa leite de coco light
- 2 colher de sopa xilitol ou outro adoçante de sua preferência
- 1 colher de chá óleo de coco
- 1 pitada sal
- 10 unidade cravo-da-índia opcional, para decorar
Em uma tigela, misture coco ralado sem açúcar e leite em pó desnatado.
Adicione o leite de coco light, o xilitol, o óleo de coco e uma pitada de sal. Misture até formar uma massa homogênea e úmida.
Com as mãos levemente untadas, modele bolinhas do tamanho de um brigadeiro tradicional.
Passe as bolinhas no coco ralado extra se desejar mais textura.
Decore cada beijinho com um cravo-da-índia fincando no topo da bolinha, se quiser.
Coloque os beijinhos em forminhas e leve à geladeira por 30 minutos para firmar antes de servir.
O doce beijinho fit faz parte das versões saudáveis e criativas de tradicionais docinhos de festa, trazendo uma alternativa deliciosa e com menor teor de açúcar para quem não quer abrir mão do sabor. Prático e rápido de fazer, é perfeito tanto para quem busca cuidar da alimentação quanto para quem deseja oferecer opções diferentes em comemorações.
Dicas para o resultado perfeito
- Coco ralado fino ou flocado? O coco fresco ralado tende a deixar o beijinho mais úmido e aromático, mas o seco sem açúcar também funciona e conserva melhor.
- Melhor textura: Se a massa ficar muito seca, adicione um pouco mais de leite de coco. Caso fique muito mole, vá incorporando coco ralado até dar o ponto de enrolar.
- Evite grudar: Umedeça levemente as mãos com água ou use um pouco de óleo de coco na hora de enrolar os docinhos para evitar que grudem e fiquem visualmente bonitos.
- Substituições: Para versão vegana, utilize leite vegetal em pó. Para adoçante, stevia ou eritritol podem ser bons substitutos do xilitol.
Truques e variações
É possível adicionar extrato de baunilha para um toque aromático ou raspas de limão para contraste cítrico. Para deixar o doce mais nutritivo, experimente acrescentar chia ou linhaça à massa.
O cravo-da-índia é opcional, usado tradicionalmente para dar charme, mas se preferir, pode substituir por um pedacinho de amêndoa ou folhinha de hortelã.
Como servir e harmonizar
Sirva o beijinho fit bem gelado, acompanhado de um café coado fresco ou chás aromáticos como camomila e erva-doce. Ele também fica lindo como parte de uma mesa de doces saudável ao lado de frutas frescas, tornando a experiência ainda mais leve e especial.