Em uma tigela, coloque 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de chá de sal. Misture bem.
Adicione 0,5 xícara de água morna aos poucos, mexendo até formar uma massa.
Junte 2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado e misture até incorporar.
Sove a massa por cerca de 5 minutos até que fique lisa e macia. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.
Preparo do recheio
Em outra tigela, misture 200 g de carne moída de porco, 1 cenoura ralada, 1 xícara de repolho picado, 2 colheres de sopa de cebolinha picada e 1 colher de chá de gengibre fresco ralado.
Adicione 1 colher de sopa de molho shoyu, 1 colher de chá de óleo de gergelim e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo muito bem.
Montagem dos pastéis
Divida a massa em pequenas porções e abra discos finos com um rolo ou garrafa limpa.
Coloque 1 colher de sopa do recheio no centro de cada disco.
Dobre ao meio e aperte bem as bordas, utilizando um pouco de água para selar, formando as tradicionais meias-luas.
Fritura
Aqueça 500 ml de óleo em uma panela funda até atingir 180°C (ou coloque um palito de fósforo - ele deve acender com o calor).
Frite os pastéis aos poucos até estarem dourados e crocantes.
Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para escorrer o excesso de óleo.
Sirva seu pastel japonês ainda quente, acompanhado de molho shoyu se desejar.
Informações adicionais
O pastel japonês, também conhecido como gyoza frito, é um lanche adorado tanto em festas quanto em reuniões familiares, graças à sua versatilidade e combinação única de sabores. Fácil de adaptar, ele aceita diferentes recheios de carne, frango ou opções vegetarianas, como cogumelos e acelga.
Dicas práticas e truques infalíveis
Mantenha a textura da massa leve sovando até que fique lisa e elástica. Se a massa estiver grudando, polvilhe um pouco mais de farinha nas mãos e na superfície. Para conseguir uma fritura sequinha e crocante, certifique-se de usar óleo bem aquecido e frite os pastéis aos poucos para não abaixar a temperatura, evitando que fiquem encharcados.
Técnicas e preparos para aperfeiçoar
Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada para evitar rasgos e tente deixá-la mais fina para um resultado mais delicado. No recheio, garantir que os ingredientes estejam bem escorridos evita que solte água durante a fritura. Uma dica valiosa é selar bem as bordas dos pastéis com um pouco de água, pressionando firmemente para não correr o risco de abrirem ao fritar.
Sugestões de acompanhamentos e variações
O pastel japonês fica irresistível servido com molho shoyu ou agridoce. Para enriquecer a refeição, sirva com salada de pepino, arroz japonês ou missoshiro. Quer variar? Experimente rechear com vegetais salteados, tofu temperado ou cogumelos refogados para uma versão vegetariana cheia de sabor.Lembre-se: caprichar no corte dos ingredientes do recheio melhora a textura e deixa cada mordida mais saborosa. Divirta-se testando novas combinações e desfrute dessa receita que une praticidade, sabor e tradição!
Banner WhatsApp
Entre em nosso canal no WhatsApp para receber nossas
melhores receitas.