Lave e seque bem todas as folhas verdes. Rasgue-as grosseiramente com as mãos para preservar o frescor.
Corte os tomates cereja ao meio, o pepino japonês em fatias finas e ralhe a cenoura no ralo grosso.
Misture em uma saladeira grande: folhas verdes, tomates, pepino, cenoura, grão-de-bico, cebola roxa e sementes de abóbora.
Em um recipiente pequeno, prepare o molho: misture azeite, suco de limão, mostarda Dijon (opcional), sal e pimenta-do-reino. Mexa até emulsionar.
Despeje o molho sobre a salada e misture delicadamente para envolver todos os ingredientes.
Finalize com salsinha fresca picada e ajuste os temperos, se necessário. Sirva imediatamente ou conserve em pote hermético na geladeira para consumir durante a semana.
Informações adicionais
A Receita de salada para semana é perfeita para quem busca variedade, praticidade e sabor ao longo dos dias. Muito apreciada por sua versatilidade, ela permite inúmeras adaptações a partir dos ingredientes disponíveis ou preferências familiares. Montar uma salada equilibrada em nutrientes e texturas faz toda a diferença na rotina alimentar!
Dicas para uma salada sempre fresca e saborosa
Conserve as folhas bem secas — depois de lavar, use uma centrífuga de saladas ou papel toalha para eliminar toda a umidade. Assim, o frescor dura muito mais na geladeira.
Adapte os ingredientes conforme a estação: troque o pepino por abobrinha crua fatiada fina, ou inclua pimentões, manga ou até cubos de queijo coalho grelhado para variar os sabores.
Para o molho ficar mais cremoso e encorpado, bata com um garfo até emulsificar bem, ou use um pote com tampa para chacoalhar, unindo todos os sabores de forma rápida e homogênea.
Sementes variadas (girassol, gergelim, chia) e castanhas picadas dão crocância e um toque nutritivo.
Se desejar uma salada "refeição", incremente com ovos cozidos, frango desfiado, atum ou tiras de tofu grelhado.
Truques de preparo prático
Para as saladas durarem mais, deixe para temperar somente na hora de servir. Guarde o molho em pote vedado separado dos vegetais. Se quiser preparar marmitas, distribua o molho no fundo do pote, depois proteína, legumes e só no topo as folhas. Assim, tudo fica fresco até o momento de misturar.
Como servir e variar
Sirva com torradinhas integrais, pães caseiros ou grissinis. Para um almoço leve, complemente com uma sopa ou uma porção de grãos integrais. Experimente também montar a salada em potes individuais para facilitar o consumo ao longo da semana. Use sua criatividade para montar a "salada para semana" perfeita para o seu gosto e surpreenda-se com novas combinações!
Banner WhatsApp
Entre em nosso canal no WhatsApp para receber nossas
melhores receitas.