Em uma panela grande, coloque o arroz, a água, o sal e a canela em pau (opcional). Cozinhe em fogo médio, sem tampar, até que o arroz esteja bem macio e boa parte da água tenha secado (cerca de 20 minutos).
Com o arroz ainda úmido, acrescente o leite, o açúcar demerara e o leite condensado. Misture bem e continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo.
Cozinhe até ficar bem cremoso, por cerca de 10 a 15 minutos. Se desejar, retire o pau de canela neste momento. Adicione a essência de baunilha e as raspas de limão siciliano (opcional) e misture.
Desligue o fogo, junte o creme de leite leve (opcional), mexendo para incorporar e dar cremosidade ao arroz doce.
Transfira para uma travessa ou porções individuais. Polvilhe canela em pó antes de servir. Sirva morno ou gelado, de acordo com sua preferência.
Informações adicionais
O arroz doce cremoso é uma das sobremesas mais queridas do Brasil e tem um espaço garantido nas mesas de festas juninas, almoços em família e lembranças de infância. Sua versatilidade permite adaptações para agradar a todos, desde versões mais tradicionais até opções mais leves e modernas.Dica essencial: Para não errar o ponto do arroz, utilize fogo baixo após adicionar o leite e mexa sempre com uma colher de cabo longo. Assim, evita que o doce grude no fundo e fique com gosto de queimado. Se perceber que o líquido está secando rápido demais, acrescente mais 1/2 xícara de leite, mantendo a cremosidade.Substituições inteligentes:
Prefere menos açúcar? Substitua o leite condensado por leite evaporado ou use metade dele combinado com leite integral. Ajuste o açúcar conforme seu paladar.
Arroz arbório ou arroz para risoto pode ser usado para uma versão ainda mais cremosa.
Leite de coco dá um toque tropical e combina bem com suco de limão ou laranja na finalização.
Toques especiais: Para um resultado ainda mais aromático, experimente adicionar cravo-da-índia junto com a canela. E, ao final, misture raspas de limão ou laranja para um frescor interessante.Serviço e acompanhamentos: Sirva o arroz doce tanto morno, recém-feito, quanto gelado no dia seguinte. Ele combina muito bem com um toque de canela extra ou ainda amêndoas laminadas torradas por cima. Uma sugestão especial é servir junto com calda de frutas vermelhas ou doce de leite.
Dica de reaproveitamento
Sobrou arroz cozido do almoço? Utilize-o, lavando em água filtrada para retirar excesso de amido. Dessa forma, você reduz o tempo de preparo e ainda evita desperdício.Experimente variações, conte nos comentários qual foi a sua favorita e torne o arroz doce um clássico inesquecível na sua casa!
Banner WhatsApp
Entre em nosso canal no WhatsApp para receber nossas
melhores receitas.